O ano de 2013 foi excelente musicalmente e são vários os exemplos do quanto o ano foi produtivo para o mundo da música: Kanye West e seu visceral "Yeezus"; Daft Punk com "Random Access Memories" e levadas eletrônicas bastante elegantes e pulsantes; E no rock Arcade Fire e Arctic Monkeys com "Reflektor" e "AM" demonstram que trabalhos podem ser conceituais ao mesmo tempo que são acessíveis. São vários exemplos, faria uma matéria completa falando de como o ano de 2013 para alguns gêneros foi um grande divisor de águas. Porém, no Brasil, mais especificamente o rock, não teve grandes representantes, sendo miseravelmente ofuscado pela febre de funk. Para o país não foi um ano de produções de grande apuro técnico. Mas ainda existe o limbo, e o limbo traz surpresas, que nos apresenta a incrível Babi Jaques e os Sicilianos.
Já conhecia o trabalho desses meninos, durante minhas buscas no Palco MP3, encontrei no variado portfólio essa banda de Recife com uma proposta ainda não lapidada. E as músicas disponibilizadas, algumas aproveitadas em Coisa Nostra, já eram de uma qualidade invejável. E o grupo mantém as boas ideias no álbum lançado de forma independente.
As músicas carregam em si meta referências transportadas para uma cidade fictícia chamada Nostrife, e essa cidade com ar de faroeste à lá 50's tem suas paisagens aos poucos decifradas nas músicas. E é a partir das paisagens que inúmeros personagens são criados, cada um com seus desejos e motivações. E são de uma diversidade apreciável, como em "Hino a Ninkasi", vozes do que seria a própria bebida ou Ninkasi (Deusa da cerveja), que se mistura ao som do sub consciente humano, que em tom de ópera avisa, um homem que foi enfeitiçado pela divindade, de seu gosto por amargar. "Guido", um herói em um alazão, que partiu em aventura ao perceber a monotonia de sua vida enquanto enfrentava mais uma imensa fila de banco. Ou então Manuelita e seu amor por um de seus clientes de cabaré na música "Roberto".Tudo é muito rico e bem construído.
O cd não é redondinho, porém, ainda assim, é extremamente agradável de se ouvir. Cheio de entradas narrativas, seja de forma melódica ou numa narração direta tornam a experiência pouco linear. Foi uma decisão difícil, que se mal executada poderia ter jogado o bom material para o ralo. Mas logo se vê que tudo rola de forma bastante natural. A teatralidade só enriqueceu as músicas, criou um grande universo.
As músicas, como já dito, carregam um conteúdo meta linguístico e satirizam, como no caso de "Quem disse que eu não trabalho" pessoas que desvalorizam os trabalhos pouco convencionais, como produzir eventos, sacou? As letras são provocativas, cheias de referências a uma sexualidade feroz e idealizada como em "Amor, nicotina e vinho", que vale até citação:
"Que quer ir pra longe
Pra ficar mais perto
Do teu cheiro, teu sexo
Pra passar a noite inteira
Com teu carinho,
Amor, nicotina e vinho"
Além das já citadas músicas, são destaques "Manequim Maquiado"; "Na onda moderna", "A lágrima do Palhaço" e "Senso nu". Cada uma dessas tem seus atrativos, porque liricamente, as músicas possuem elementos diversos: marchinhas, frevo, cordel, blues, rock de vanguarda. E nada disso seria possível sem o carisma e apuro técnico dos vocais de Babi (com destaque para o sotaque nordestino, dando charme) e das cordas e bateria dos Sicilianos. Além disso, deixo aqui espaço reservado para "Evocação sem número", de longe, a melhor música do cd. Referência direta a cultura regional de Pernambuco, e ao saudoso Nelson Ferreira (outro grande compositor pernambucano), Babi Jaques e os Sicilianos fizeram uma grande homenagem ao carnaval de marchinhas, ao frevo. Babi e seus vocais carismáticos, remetem, mesmo que um pouco, a Beth Carvalho. É incrível e emocionante o resultado final.
Babi Jaques e os Sicilianos debutaram com o que pra mim é o melhor cd de rock nacional do ano de 2013. Seja pela originalidade de conceito, das piadinhas, vocais e banda potentes, teatralidade, mistura de ritmos. Há muitos "porquês" que explicam o quanto Babi Jaques e os Sicilianos são incríveis, mas torço que vocês descubram por vocês mesmos. E não percam tempo, pois a banda deixou seu registro de Nostrife completo para download no site.
Ficha Técnica
Gravadora: Coisa Nostra Produções
Gênero: Indie Blues/ Poprock
Ano: 2013
Nota: 10
Muito Bem comentado sim! e de Fato !!!
ResponderExcluir