Não poderia começar essa coluna com outro artista a não ser Kate Bush. Tenho uma conexão especial com a performista Rainha do Pop Britânico. Me lembro quando minha mãe retirou de seu baú um vinil com músicas que ela ouvia nas pistas de dança, nos tempos áureos de sua juventude. Minha mãe não conhecia a cantora, somente a música Babooshka. Eu gostei daquele som, e só tinha quatro anos, mas ficou na minha memória para sempre. Quando fiz dez anos minha mãe havia comprado meu primeiro computador, estava muito feliz, e decidi acessar a pavorosa internet discada. E consegui mais informações sobre Babooshka e uma conta astronômica de telefone no fim do mês. Meu pai não ficou nada feliz! Fiquei três meses sem mesada (eram incríveis R$3,00 por dia que eu podia comprar muita coisa, diferente de hoje em dia), enfim.
Somente com 14 anos e uma banda larga em casa pude baixar os cd's e começar a apreciar os trabalhos dessa mulher, era demais! Além de ouvir pude conhecer os clipes e todos os conceitos um pouco mais detalhadamente, absorver a cultura. Kate Bush foi um acontecimento na minha vida, portanto, elencar os 10 melhores singles da Kate Bush é uma tarefa complicada. Vamos começar?
10 - The Man With the Child is his Eyes
Um dos destaques de um CD eternizado como o The Kick Inside. É difícil dizer o que é mais emocionante nessa música: a voz? o piano? o clipe? Junta tudo e temos aqueles minutos mágicos que tanto gostamos.
Está no álbum: The Kick Inside
Ano: 1978
9 - Breathing
Breathing é uma daquelas músicas poéticas que te deixam estarrecido, pensando em seu conteúdo, em suas nuances. Clipe lindo onde Kate está numa enorme bolha que simboliza um útero, até o angustiante momento do parto. Um dos clipes mais angustiantes que eu conheço, Kate Bush não quis falar de armas nucleares somente, ela fala dos sentimentos por trás do medo que elas trazem. Dos filhos que nasceram mortos após uma explosão causada por testes com bombas nucleares.
Está no álbum: Never for Ever
Ano: 1980
8 - The Sensual World
Hmmm Yes! E já estou com vontade de me aventurar nesse mundo! É realmente incrível como a Kate Bush consegue transportar sensações para as músicas. E The Sensual World é daquelas músicas para pessoas apaixonadas (perdidamente), que após uma boa transa pensam no amado e se permitem flertar!
Está no álbum: The Sensual World
Ano: 1989
7 - Cloudbusting
Caramba, são tantos clipes inspiradores, músicas, e agora entram as referências à literatura. "A book of Dreams" de Peter Reich foi o texto inspirador da canção, que mais uma cez transporta não só acontecimentos das páginas de um livro, mas emoções. A música é excelente, com violinos expressivos, a capa do single lindíssima, tanto quanto o clipe!
Está no álbum: Hounds of Love
Ano: 1985
6 - The Heavy People
Esse clipe é muito divertido, cheio de teatralidade e de iconografia única, ainda por cima com uma dancinha engraçada no refrão. Não tem como não se apaixonar. A música fala de aprender as coisas enquanto é jovem. De ter o um céu (metáfora para conhecimento) dentro da gente.
Está no álbum: The Kick Inside
Ano: 1978
5 - Wow
Está no álbum: Lionheart
Ano: 1978
4 - Babooshka
Está no álbum: Never for Ever
Ano: 1980
3 - Army Dreamers
Aqui é mais um exemplo de como a Kate Bush explora os sentimentos e os coloca além dos fatos. BFPO (British Forces Post Office) que é referida na letra são soldados do exército com a missão de entregar correspondências. A história da canção é exatamente a de uma mãe que recebe uma carta com a notícia de que seu filho estava morto. E mais uma vez a dramaticidade entra em cena: entregue numa caixa de estanho e um buquê de flores roxas decorando-o. No refrão o lamento de uma mãe que pensa que ele poderia ter sido outra coisa na vida e que sua morte foi um grande desperdício. É linda, de chorar!
Está no álbum: Never for Ever
Ano: 1980
2 - Running Up That Hill e This Woman´s Work
O empate nesse caso é bastante justo. Não sei dizer qual das duas é melhor. Começando por This Woman's Work: tristeza é um sentimento difícil de se expressar. Em uma das letras mais emocionadas de Kate Bush, simples, delicada, bela e imortal.
Está no álbum: The Sensual World
Ano: 1989
Está no álbum: Hounds of Love
Ano:1985
1 - Wuthering Heights
Sei o que muitos dirão: "antes mesmo de ler já sabia a posição desta música". Mas tem como ser diferente? A expressão, o movimento, a voz (e que voz!). Acho que essa é uma das músicas mais identificáveis que já existiram. Os agudos não muito líricos, com essa voz de bruxinha fizeram com que pessoas acreditassem com que Kate Bush tivesse super poderes (falo sério). Baseada no livro da também inglesa Emily Brontë, que conta a história de Cathy e Heathcliff e seu amor parte ódio. Amazing!
Está no álbum: The Kick Inside
Ano: 1978
E chegamos ao fim. E Kate Bush tem muito mais coisa para se ver e ouvir. Estou dividindo com vocês o que eu acho que é o melhor da Kate. Mas se vocês têm outras opiniões, comentem suas listas! E não esqueçam de compartilhar essa matéria nas redes Sociais!
0 comentários:
Postar um comentário